Glossário de Customer Success e Customer Experience

A maior biblioteca gratuita de conteúdo Customer Centric na América Latina!

WAU – Weekly Active Users (Usuários Ativos Semanalmente)

WAU Weekly Active Users é o termo em inglês que se refere aos usuários ativos em um SaaS semanalmente. Não há segredo: é uma métrica que tenta identificar clientes engajados e que usam os seus serviços com frequência.

Essa é uma métrica importante para entender o comportamento do seu público e até mesmo identificar quais clientes realmente estão fazendo proveito de sua solução. 

Assim fica mais fácil traçar estratégias para fidelizá-los e para resgatar a atenção daqueles que parecem meio alheios à sua solução. 

Leia mais: O que é Sucesso do Cliente?

Ações de engajamento

Para definir o engajamento dos seus usuários é preciso primeiro definir quais são os parâmetros válidos para o seu produto/serviço. 

Por exemplo, se você tem um aplicativo de jogo, é importante analisar acessos, compras e tempo de permanência dentro do app. Há sites em que o engajamento é medido através do convite de novos usuários, interação na plataforma ou utilização de métodos de pagamento, por exemplo. 

Qual é a diferença entre DAU, WAU e MAU?

Enquanto WAU Weekly Active Users refere-se aos usuários semanais, existem outras duas métricas importantes: DAU – Daily Active Users (Usuários ativos diariamente) e MAU – Monthly Active Users (Usuários ativos mensalmente). 

A diferença entre os termos é justamente o período de análise do engajamento. Isso também pode variar de importância dependendo do formato e atividade que a sua empresa oferece. 

Leia mais: CES – Customer Effort Score: o que é e como calcular?

Como medir?

Para medir WAU Weekly Active Users ou mesmo DAU ou MAU, você precisa primeiro definir quais são os parâmetros válidos para considerar um usuário ativo.

Você então pode utilizar ferramentas como o Google Analytics ou softwares como o ProfitWell que mapeia as interações dos usuários. 

Ao identificar a quantidade de interações – cada usuário é contado apenas uma vez, ainda que acesse a aplicação várias vezes no período – é hora de fazer o cálculo.

Ele é realizado assim:

DAU/WAU x 100

Ou

WAU/MAU x 100

Perceba que o período menor vem antes do período maior, sempre. Assim você terá o resultado de interação.

Os SaaS costumam manter uma média de 20% de usuários ativos, o que é um número excelente. Mas, há sites – como o Facebook – que atingem até 50%. Ou seja, metade dos usuários interagem dentro da aplicação de alguma forma. 

Leia mais: 5 principais métricas SaaS

Por que medir usuários engajados?

Usuários ativos representam parte do sucesso de sua empresa. Eles mostram que a solução proposta está oferecendo resultados que são apreciados pelos inscritos. 

Uma taxa muito grande de inatividade requer atenção e estratégias de melhoria. Por isso, medir o WAU, Weekly Active Users, é tão importante. 

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric: