3 cases de Marketing de Experiência

Embora seja um conceito razoavelmente conhecido, há quem se pergunte sobre cases de Marketing de Experiência e quais são as vantagens dessa estratégia para o seu negócio. 

Também conhecido como Marketing de Engajamento, esse tipo de ação tem como principal objetivo aumentar a interação entre o cliente e a marca em diferentes ocasiões. 

Isso não somente gera mais engajamento como também – e principal – estimula laços de fidelidade. Então, vamos entender melhor o que é marketing de experiência e como ele funciona na prática. 

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O que é marketing de experiência?

A principal finalidade do marketing de experiência é otimizar a relação e a jornada do cliente com a marca. Para além da aquisição de um produto ou serviço, existem diversos outros fatores que podem tornar essa experiência mais agradável e positiva. 

Isso acaba desencadeando emoções e sensações que são valorizadas pelo cliente, fazendo com que a empresa se torne verdadeiramente importante para ele. 

Para que isso seja feito de forma adequada é preciso ter uma persona muito bem definida. Entender exatamente quem é o seu cliente é fundamental, pois, só assim você terá ideia das expectativas e das possibilidades de surpreendê-lo. 

Quando bem aplicado, o marketing de experiência faz com que a clientela viva momentos divertidos, felizes e prazerosos sem necessariamente consumir o seu produto, mas fazendo alusão a ele.

3 cases inspiradores de Marketing de Experiência

Fica mais fácil entender como funciona o marketing de experiência se você conhecer algumas campanhas que usaram essa estratégia como ponto crucial. Selecionamos alguns cases para lhe apresentar. 

1. Volkswagen e a escadaria de piano:

Em 2009 a fabricante de automóveis Volkswagen criou uma campanha em Estocolmo, na Suécia, que surpreendeu o público. Ela transformou escadas de metrôs em teclas de piano. 

Cada vez que as pessoas pisavam em um degrau, um som alto ecoava pelo espaço. Mas, o que isso tem a ver com a Volks?

Neste ano a empresa começou a adotar um perfil mais ecológico, tratando de assuntos que dizem respeito ao bem-estar do ser humano e do planeta. 

Então, a ideia de transformar os degraus em teclas também estimulou que os transeuntes escolhessem esse caminho ao invés da escada rolante, aumentando a atividade física de cada cidadão. Veja o vídeo a seguir.

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2. Misereor: Doação para caridade

Outro exemplo bastante interessante que pode ajudar a explicar o que é marketing de experiência é a estratégia adotada pela ONG Misereor, que tem como função arrecadar doações em prol da erradicação da fome. 

A empresa distribuiu telões com cartazes digitais interativos em locais públicos. Em cada telão havia uma imagem e quando alguém passava o cartão de crédito para doar 2 euros para o projeto a imagem reagia ao gesto. 

Mas, para potencializar a campanha, no extrato bancário a doação veio indicada por um agradecimento e com um link que poderia transformar esses 2 euros isolados em doações mensais. Veja a campanha a seguir:

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3. House of Vans:

A marca de calçados Vans decidiu investir em ambientes para reunir o seu público alvo – os skatistas.

Por isso, a empresa lançou o espaço chamado de House Of Vans, localizado em parques ao ar livre nas grandes capitais – como Chicago, São Paulo, Tóquio e Nova York. O local conta com pista de skate e espaço para que os consumidores se encontrem, conversem e se divirtam. 

Claro que o logo da marca aparece em vários cantos e a House of Vans virou palco de divulgação da linha que a marca dedicou ao cantor e performer David Bowie.

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O que todas essas estratégias têm em comum?

Como você pode ver, uma estratégia de marketing de experiência pode variar muito tanto em tamanho, estrutura quanto em complexidade. Mas, o que todas elas têm em comum?

A resposta é: criatividade!

Se você quer saber como fazer marketing de experiência, saiba que o ponto mais importante é justamente exercer a sua criatividade sem medo. Elas precisam surpreender. 

O elemento surpresa atrelado a um perfil de diversão formam a espinha dorsal de uma campanha desses estilos. Quando inserida na rotina, no dia a dia das pessoas, então, o sucesso é quase garantido. 

Outra característica é que as campanhas tendem a chamar a atenção não somente de quem consome a marca. O marketing de experiência é dedicado ao público-alvo, é claro, mas também acaba atraindo organicamente outras pessoas.

Leia mais: O que é Customer Experience – Um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre Experiência do Cliente

Principais benefícios da estratégia de Marketing de Experiência

Agora que você já sabe o que é marketing de experiência e já conheceu algumas campanhas que podem servir de exemplo para esse tipo de ação é hora de falarmos sobre as vantagens. Veja algumas delas:

Proporcione vivências exclusivas:

Essas campanhas permitem que o seu público viva experiências exclusivas com a sua marca. Isso acaba facilitando a memorização e tornando a sua empresa mais valiosa para o cliente. 

Torne-se uma referência:

A promoção de marketing de experiência faz com que o cliente se lembre mais de sua empresa. Como consequência, a marca começa a ganhar credibilidade e tende a se tornar uma referência no nicho de atuação. 

Impacte positivamente o seu consumidor:

Nesse conteúdo sobre o que é marketing de experiência, você pode perceber que muitas vezes essas campanhas estão relacionadas ao divertimento e ao bem-estar. Essa é a alma desse tipo de ação. 

O princípio mais importante é promover uma boa sensação ao cliente, fazendo com que ele viva uma experiência positiva com a sua marca. Assim é como funciona o marketing de experiência: estimulando as melhores sensações. 

O impacto disso é imenso na relação que esse cliente desenvolve com sua marca e principalmente no processo de fidelização. Por isso que o marketing de experiência tem sido amplamente adotado por empresas e diferentes portes. 

Saber o que é marketing de experiência e seguir bons exemplos da utilização dessa ferramenta é importante para quem almeja sucesso e desenvolvimento. Conheça mais sobre o impacto da Experiência na relação com o cliente no curso gratuito Introdução ao Customer Experience.

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