A área de sucesso do cliente, é relativamente nova no mercado brasileiro, e é justamente por isso que a cada dia vão surgindo novos cargos e nomenclaturas que contribuem com a estruturação desse setor dentro das empresas.
Hoje nós vamos falar sobre um desses cargos, o analista de customer success. Entender quais atividades e funções este profissional desempenha, além de descobrir sua importância para o negócio e qual remuneração ele possui atualmente dentro do mercado.
Ficou curioso para saber mais sobre esse profissional? Continue lendo o nosso artigo e descubra quanto ganha e o que faz um analista de customer success.
O que é um Analista de Customer Success?
O analista de customer success é o responsável por compreender as necessidades e dores dos clientes, a fim de propor melhorias, e garantir que o mesmo chegue ao sucesso desejado dentro da sua empresa.
Sempre focado em garantir que o cliente obtenha o resultado desejado, o analista de customer success tem como principal objetivo analisar dados e traçar estratégias para melhorar a experiência do cliente com os produtos ou serviços adquiridos pelo mesmo.
Vale lembrar que como já citado, a área de CS ainda é muito nova em diversos segmentos, e em muitos deles ainda nem sequer existe, por esse motivo vários analistas de sucesso do cliente são realocados para outros nichos dentro da empresa, como o de produtos ou serviços, por exemplo.
É necessário destacar que normalmente esse profissional vai atuar no processo de pós-vendas, mas isso não impede que ele participe de outros processos da jornada do cliente, principalmente auxiliando o responsável pelas funções de customer experience.
Por que ter um analista de customer success?
Ter um analista de customer success vai contribuir diretamente com a fidelização e retenção de clientes
para a sua empresa, pois ele vai fazer um trabalho proativo de criar uma relação com o consumidor da sua marca para garantir que ele tenha uma boa experiência.
O analista de sucesso do cliente vai fazer com que o seu consumidor tenha uma boa usabilidade e fique satisfeito com o seu produto ou serviço, o que vai garantir uma boa experiência para ele, e consequentemente o não cancelamento do mesmo, reduzindo assim a taxa de churn.
Promover essa redução acaba fazendo com que sua empresa não perca receita ou tenha prejuízos, e pode até aumentar o lucro caso esse cliente vire um promotor da sua marca, a indicando para amigos, por exemplo.
Quais as principais responsabilidades do analista de CS
Cada empresa define de forma diferente como quer que esse profissional atue e contribua para o desenvolvimento do negócio, e da satisfação dos seus clientes, mas entre as principais atividades e funções que um analista de customer success executa diariamente, estão elas:
- Atuar junto com os demais times da empresa para oferecer uma experiência satisfatória desde a primeira interação;
- Acompanhar a implementação e efetivação do serviço ou produto através do onboarding;
- Analisar indicadores de performance e métricas de satisfação do cliente;
- Identificar falhas na compreensão do uso dos produtos ou serviços oferecidos e então, propor soluções;
- Entender as expectativas dos clientes, e agir como uma ponte para a realidade da empresa;
As funções e variações das atividades vão mudar de acordo com a empresa e o seu segmento de mercado, mas de forma objetiva, o papel principal do analista de customer success é fazer uma comunicação efetiva, e otimizar os processos para que o cliente obtenha sucesso ao final da jornada.
Quanto ganha um analista de Customer success?
O salário de um analista de sucesso do cliente ainda é muito variável no Brasil. Por ser de uma área muito recente, este tópico ainda está em processo de estruturação no mercado, fazendo com que os valores não sejam sólidos e mudem constantemente.
A média geral do salário de um analista de customer success segundo o site Vagas.com , fica em torno de R$3.009,00. Se iniciando com um salário médio de R$ 2.506,00.
Já de acordo com o portal glassdoor, a média salarial desse profissional fica em torno de R$ 2.815,00, uma média já um pouco inferior, se comparada com a anterior.
Lembrando que a média salarial não corresponde a todos os salários, muitos profissionais ganham menos, ou até muito mais do que esses valores. Essa variação também pode ocorrer pelo porte da empresa, e do nível de senioridade em que esse profissional se encontra.
A área de customer success só tende a crescer e tomar cada vez mais forma dentro do mercado de trabalho, portanto os cargos que fazem parte desse nicho com certeza crescerão com ela. Atualmente já existem muitas vagas em aberto, e é necessário estar capacitado para aproveitar essas oportunidades.
Esperamos que você tenha gostado desse artigo, e entendido um pouco mais sobre o trabalho de um analista de customer success.
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