O que faz um Customer Success Manager

Antes de investir na carreira é importante entender o que faz um profissional Customer Success Manager e compreender quais são as atividades inerentes a esse cargo. Essa é uma função que tem sido muito valorizada no mercado.

Marcas de diferentes portes têm buscado por profissionais qualificados para atuarem justamente a frente dessa missão: o sucesso do cliente. 

Mas, apesar de o termo se tornar cada vez mais popular, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que faz um CSM e como é a rotina desse profissional, bem como os desafios que são enfrentados por ele diariamente. 

Vamos então conhecer mais sobre o profissional Customer Success Manager e tirar todas as suas dúvidas a respeito desse cargo tão importante – e essencial – para o sucesso da sua marca. 

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Descubra quanto ganha um Customer Success Manager (Analista de Sucesso do Cliente)

Função de um profissional Customer Success Manager

Customer Success Manager é responsável por assegurar o sucesso do cliente, que inclui não somente a jornada de compra e a negociação em si, mas perdura por todo o tempo em que se mantém uma relação com o cliente. 

Uma empresa que adota uma estratégia de Sucesso de Cliente deve contar com um profissional voltado para essa área, pois ele será responsável por gerenciar a carteira de clientes e garantir o sucesso em todas as etapas do relacionamento com o consumidor.

Principais objetivos dessa função

O objetivo principal de um CSM é fortalecer a relação entre a marca e o consumidor. Para isso, esse profissional se vale de uma série de estratégias que são voltadas em especial para os seguintes fatores:

Melhorar a experiência e agregar valor:

O CSM consegue acompanhar de perto o desempenho de cada cliente, garantindo que tenham a melhor experiência com a marca. 

Nesse sentido, é necessário agregar valor na etapa de Onboarding, apresentando soluções práticas, claras e objetivas aos novos clientes de modo que os valores agregados a sua marca se tornem óbvios para o consumidor. 

Engajamento:

Após a primeira etapa, é hora de gerar o engajamento. O profissional Customer Success consegue conduzir isso para que o cliente se empenhe em seu próprio sucesso.

Aqui, o profissional CSM é responsável por diminuir o tempo entre a venda e a percepção de valor da solução proposta pela sua marca. Ou seja, mais rapidamente o cliente perceberá que o seu produto/ serviço o atende com maestria. 

Receber e repassar feedbacks:

Podemos dizer que também faz parte de suas funções enquanto profissional Customer Success Manager receber os feedbacks da dos clientes – e repassá-los aos departamentos adequados. 

Dessa forma o CSM também contribui para o crescimento e a evolução da empresa em diferentes esferas, entregando um importante material para análise e insights de melhorias.

Essas são apenas algumas das funções inerentes a esse profissional. No entanto, é preciso ter o feeling para perceber quais são as demandas da empresa e entender as necessidades de cada público. 

Essa percepção delicada e meticulosa é que será o grande diferencial para entregar um trabalho exemplar nessa carreira. 

Habilidades necessárias para ser um CSM

Para entrar nesse mercado é preciso contar com um excelente preparo. Pode parecer simples e intuitivo no começo, mas atuar como profissional Customer Success requer mais do que isso. É preciso equilibrar um preparo técnico com suas habilidades. 

Habilidades com vendas:

Ainda que o CSM não seja um vendedor, é preciso desenvolver suas habilidades comunicativas e seu poder argumentativo, pois, eles serão essenciais no processo de retenção de clientes.

Capacidade de relacionamento:

É importante que esse profissional consiga se relacionar com diferentes perfis. É preciso ser agradável, compreensível e empático, de modo que cative clientes – internos e externos – em pouco tempo. 

Leia mais:  Empatia: como entender as dores do cliente

Comprometimento e responsabilidade:

Lidar com uma demanda alta de trabalho e com uma carteira recheada de clientes não é uma função fácil para qualquer pessoa. Nesse sentido, ter um senso de comprometimento e responsabilidade é fundamental para o sucesso na carreira. 

Habilidades com métricas:

As métricas serão grandes aliadas do profissional Customer Success. Sendo assim, lidar bem com números, tabelas e outras ferramentas que são utilizadas para gerenciamento de dados e estatísticas é essencial. 

Leia mais: Descubra quais são as 5 principais métricas SaaS

Disposição para aprender:

Quando você descobre o que faz um CSM, percebe que existem diferentes atividades que podem ser atribuídas a ele. Por isso, esse profissional precisa ter um perfil dinâmico e estar disponível a aprender coisas novas sempre. 

Afinal, quanto ganha um Customer Success Manager?

Talvez essa seja a principal dúvida de quem quer se tornar um profissional Customer Success: qual é o salário médio para esse profissional?

Obviamente existem inúmeros fatores que podem influenciar isso, a começar pela região geográfica, preparo do profissional e porte da empresa em que ele está empregado. 

No entanto, podemos passar uma média salarial, de acordo com o Glassdoor, que fica em torno de:

  • Estágios: R$1.500,00
  • Cargos de analista: de R$ 2.000 a R$ 5.000.

Essa é uma média e podem ocorrer variações. Porém, ainda assim estamos falando de uma remuneração bastante interessante e que pode significar a possibilidade de independência financeira para os profissionais. 

Leia mais: 6 dicas para ser um Customer Success Manager de resultado

Como se tornar um profissional de Customer Success?

Agora que você já sabe o que faz um profissional Customer Success, é hora de falarmos sobre como você pode ingressar nessa carreira. 

Não há um atalho: a única forma e se preparando de maneira adequada para desenvolver as suas habilidades técnicas e pessoais. Para isso, portanto, uma sugestão é se matricular em um curso de qualidade. 

Na CS Academy você encontra cursos dinâmicos e atualizados voltados para a área de atendimento, experiência e sucesso do cliente. 

Já ajudamos diversos profissionais a se formarem e construírem uma carreira de sucesso. Acesse o site e saiba mais sobre nossos cursos. 

Um profissional de Customer Success é muito mais do que um bom atendente. Ele assegura que todo o processo do cliente seja prazeroso e qualificado, garantindo uma satisfação que gera fidelização e admiração. 

Por isso, essa é uma função que vem ganhando relevância no mercado e tende a se tornar essencial para empresas que almejam crescimento, desenvolvimento e ganho de mercado. 

Para quem busca por uma função com possibilidade de crescimento e segurança financeira, ser um profissional Customer Success é uma excelente oportunidade. 

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Assista ao vídeo e descubra como é o dia de um CSM (Customer Success Manager)

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