Por que vocĂȘ precisa estar atento ao Customer Analytics?

Customer analytics, tambĂ©m conhecido como anĂĄlise do cliente, Ă© uma variĂĄvel que vem se destacando nos Ășltimos meses como um indicador importante.

Analisar esse indicador pode fazer total diferença para que uma empresa se mantenha competitiva em seu nicho.

Por isso mesmo, nós vamos trazer mais informaçÔes sobre o customer analytics para que possa compreender a importùncia dessa informação na tomada de decisÔes de um negócio.

Entenda o que Ă© customer analytics

Antes de mais nada, é importante entender o que é customer analytics, que na pråtica, é uma solução Big Data para analisar comportamentos dos clientes. E a partir de então, é possível reunir esses dados e usar as informaçÔes para a tomada de decisÔes.

Dados como histórico de compras, contatos com a empresa, comportamento online são apenas algumas das informaçÔes usadas para obter um panorama geral de sua clientela.

Suponha que sua empresa tem um fluxo de vendas muito maior entre os dias 10 e 20 todos os meses, sabendo disso, Ă© possĂ­vel preparar a equipe para tal.

Garantindo que o estoque esteja abastecido, a loja tenha funcionĂĄrios suficientes para atender a demanda com qualidade e dessa forma, os clientes voltem no mĂȘs seguinte.

Bem como, Ă© possĂ­vel começar a trabalhar açÔes para que entre o dia 21 e o dia 9 do mĂȘs seguinte a queda de vendas nĂŁo seja tĂŁo brusca.

Percebe que, tendo indicativos é possível estruturar a empresa muito melhor? A predição do comportamento de seu consumidor é uma necessidade para que a gestão esteja sempre preparada.

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Qual a sua importĂąncia?

Quando falamos em analytics de forma geral, Ă© indispensĂĄvel entender que Ă© um trabalho de suma importĂąncia para a sobrevivĂȘncia do negĂłcio no mercado.

Analisar os clientes, melhorar o produto, serviço ou atendimento a partir da anålise são cuidados que vão refletir diretamente no faturamento da empresa.

Quando diversos dados coletados sobre seus clientes são reunidos em um sistema, é possível ter uma anålise detalhada, que vai impactar positivamente nas açÔes que os gestores vão adotar.

Portanto, é muito mais saudåvel que uma empresa faça coleta e anålise de dados que meramente continue trabalhando dia após dia com base em achismo, insights e sem basear decisÔes em dados.

Toda gestão que usa os dados do próprio negócio para se organizar, prever o futuro e tomar decisÔes tende a ser melhor sucedida. Afinal, cada venda e cada interação gera dados que são preciosos para bons gestores. E o segredo consiste em analisar, entender o panorama macro e micro e tomar as decisÔes mais coerentes diante disso.

Como as empresas utilizam essa estratégia?

As empresas coletam os dados dos clientes a partir de monitoramento de seus sites e até mesmo de pesquisas em loja física e uso dos dados de sistema de gestão.

A partir da utilização de customer analytics, é possível reunir dados para obter, por exemplo, um perfil mais completo do cliente e suas necessidades, nível de satisfação e o que a empresa não tem atendido no quesito demandas desse cliente.

Dessa forma, Ă© possĂ­vel obter dados muito precisos e valiosos para que a empresa possa implementar
açÔes de marketing cada vez mais eficientes.

Afinal, a empresa passa a ter um mapeamento aprofundado e detalhado sobre seus clientes, com isso, Ă© possĂ­vel:

1. Mapear a jornada de compra

A partir do mapeamento da jornada de compra, é possível identificar se o cliente ainda estå tendo o primeiro contato com a empresa, se estå em qualificação ou jå na etapa de venda e fidelização.

Essa identificação de momentos permite que a equipe de vendas intervenha para que consiga direcionar o cliente, fazendo com que ele chegue até a etapa de fidelização.

2. Criação de ofertas personalizadas

Entendendo exatamente a etapa da jornada de compra de seu cliente e suas necessidades, Ă© possĂ­vel criar ofertas personalizadas para que esse consumidor compre pela primeira vez ou de forma recorrente.

3. Diminuição de cancelamento de assinaturas

Empresas que prestam serviço por assinatura, por exemplo, costumam usar as informaçÔes coletadas com o objetivo não só de aumentar as vendas, como também, visam a redução de cancelamentos.

Afinal, quando o cliente solicita o cancelamento é possível oferecer soluçÔes visando evitar que esse cancelamento seja realmente efetuado.

A diminuição de cancelamentos é essencial para que a empresa continue competitiva em seu mercado. Uma vez que, é mais barato fidelizar quando comparado ao custo para adquirir um novo cliente.

Empresas que focam em customer analytics crescem

Focar os esforços do time em customer analytics é importante por causa do crescimento que pode ser alcançado a partir das estratégias mais adequadas.

Tendo em vista que, todo cliente deseja ter uma experiĂȘncia satisfatĂłria. E a empresa que investe em obter dados sobre como estĂĄ a experiĂȘncia de seus clientes para oferecer melhoria contĂ­nua naturalmente atende as expectativas.

Aspecto que Ă© fundamental para que seja possĂ­vel aumentar as vendas tendo a recomendação de quem jĂĄ conhece a experiĂȘncia proporcionada pela empresa.

Bem como, garantir a fidelização desses clientes que não encontram motivos para buscar nos concorrentes diretos produtos ou serviços semelhantes.

Afinal, quando a pessoa estĂĄ plenamente satisfeita, nĂŁo hĂĄ qualquer motivo para procurar outro estabelecimento.

É possível começar agora mesmo

Entendendo que o foco na experiĂȘncia do cliente Ă© importantĂ­ssimo para seu negĂłcio, Ă© possĂ­vel ter dimensĂŁo da importĂąncia de começar essa transição na gestĂŁo.

O ideal é começar a usar os dados jå obtidos no histórico de transaçÔes para traçar relatórios detalhados.

É possĂ­vel entrar em contato com clientes que cancelaram o serviço recentemente buscando mais informaçÔes, por exemplo.

De modo que, o time comece a ter insights valiosos e, com isso, consiga ter uma postura muito mais assertiva na tomada de decisÔes.

Com base em tudo que Ă© colhido como informação nas interaçÔes, Ă© possĂ­vel estruturar açÔes para reverter cancelamentos, melhorar a experiĂȘncia dos clientes que ainda nĂŁo cancelaram e muito mais.

Sempre com foco em inovar, trazer boas experiĂȘncias para o seu pĂșblico e com isso, construir um relacionamento durĂĄvel com a clientela para o crescimento da empresa.

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