Quarterly Business Review: O que não pode faltar em uma QBR

Antes de tudo, o que é QBR? QBR é uma reunião com seu cliente que deve ser realizada trimestralmente para discutir o negócio e como sua empresa pode ajudá-lo e garantir sucesso do cliente.

A Revisão Trimestral de Negócios (QBR – Quarter Business Review) deve servir como um fórum para entender ineficiências e resolvê-las, sem tornar o processo altamente técnico ou burocrático.

Ainda que seja usada para mensurar e garantir qualidade, é importante não tratar essa reunião como uma pesquisa de satisfação e sim como um momento de planejamento estratégico.

O CSM deve se preparar para apresentar o QBR, priorizar objetivos e propor um conjunto de ações para atingir os resultados que desejam para o próximo período. É importante levar dados e uma narrativa que mostre ao cliente de onde ele veio e para onde deve ir.

Obter dados é a parte fácil, explicar o que significa, o que fazer a respeito e apresentar suas recomendações de uma forma tão convincente que inspire seu cliente a agir é a parte difícil. Por isso nós trouxemos algumas dicas práticas para você conduzir sua reunião!

YouTube video

O que não pode faltar em uma QBR

1. Análise e preparo:

O primeiro passo é definir uma agenda. Lembre-se de propor uma narrativa que conte a história do cliente. Você deve divulgá-la a todos os participantes com antecedência e abordar as métricas que serão abordadas, caso seu cliente deseje trazer alguma percepção ele terá a oportunidade.

Antes da reunião, prepare o material da sua apresentação.

Não se esqueça de rever metas, recolher informações, comparar números e fazer uma análise da saúde do seu cliente. Na reunião de QBR você deve repassar os objetivos do trimestre anterior e informar os resultados obtidos, sejam eles positivos ou negativos.

Por isso, é importante fazer pesquisas internas e também sobre o nicho do seu cliente para apresentar uma perspectiva técnica sobre o mercado.

2. Apresente valor

Depois, é hora de apresentar as métricas do último trimestre, quais resultados seus clientes alcançaram com seu produto ou serviço?

Demonstre isso com números concretos e métricas corretas, é sempre relevante começar com o positivo e trabalhar os pontos de atenção separadamente. 

Curso Customer Success Essential da CS Academy.

3. Análise de dados

Como abordamos anteriormente entender os dados e de forma explicativa ao cliente é o desafio do Customer Success.

Explique o motivo de entender que certos números são pontos de atenção, como eles impactam no negócio do seu cliente e proponha pontos de melhoria. Você deve ajudar com uma visão macro desses números qual a implicação na estratégia de negócios e apresentar boas práticas do mercado.

4. Definir novos objetivos

Uma etapa importante para ter uma QBR mais efetiva é definir os objetivos do próximo trimestre.

É necessário apresentar o que o cliente pode conquistar no futuro e entender se faz sentido na visão do mesmo. Abra espaço para seu cliente se abrir e compartilhar a visão dele sobre as informações apresentadas.

5. Plano de ação

Compartilhar objetivos por si só não vai conquistar confiança. Apresente sua estratégia, compartilhe as metas e benchmarks que você planeja realizar. Deixe claro para os clientes como você planeja alcançar os objetivos propostos.

6. Próximos passos

Mantenha um ambiente de discussão honesto. Ouça seus clientes e retorne feedback negativos com propostas. Depois de chegar em um acordo é preciso repassar tudo o que foi decidido e definir os responsáveis por cada ação proposta.

Leia mais: Economia do feedback e a Voz do cliente: entenda a relação

7. Ata

Registre tudo o que foi combinado em reunião – se for possível gravá-la, ainda melhor. Garanta um planejamento adequado e materiais de apoio para auxiliar a equipe do seu cliente.

8. Acompanhamento

Vale lembrar que são tarefas para o próximo trimestre. prepare um cronograma e faça o acompanhamento periódico dessa evolução.

Definir OKR é um caminho. Assim você conseguirá fazer um acompanhamento semanal de evolução das metas definidas.

3 dicas de ouro para a sua Quartely Business Review (QBR):

  1. Planeje uma reunião enxuta: 1 hora é o suficiente, separe 30 minutos de revisão do trimestre anterior e 30 minutos para planejamento do próximo trimestre.
  2. Envie informações do trimestre passado com antecedência: Peça comentários, se todos chegarem na reunião com um bom entendimento, você perderá menos tempo falando sobre o passado.
  3. O benchmark pode ser seu melhor amigo: Benchmarking é um processo de busca das melhores práticas de gestão através de pesquisas a empresas que conduzem um desempenho superior.

Por exemplo: Uma reunião com a CS Academy para entender a estruturação de uma área de atendimento no setor educacional. Sugira e planeje benchmarks para os seus clientes.

O grau de dificuldade de uma construção pode ser maior para algumas áreas do que para outras. Apresentar empresas que já tenham resultados das estratégias sugeridas pode ajudar o seu cliente a absorver o conteúdo e engajar nas suas propostas.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender como preparar uma QBR. Se você quiser saber mais sobre sucesso do cliente, conheça os nossos cursos!

ARTIGOS RECENTES

DESTAQUE

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteúdo? Nós temos um glossário Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS