Uma breve história do Customer Success

Em uma breve história do Customer Success você conhecerá um pouco sobre o surgimento desse conceito que tem se tornado cada vez mais importante dentro das empresas. 

Customer Success é o termo em inglês que, traduzido de forma literal significa, “Sucesso do Cliente”. A expressão pode parecer confusa e causar dúvidas, mas vamos explicá-la abaixo. 

Ela se refere a estratégia de negócio em que o cliente é compreendido de forma ampla a partir de uma experiência que precisa ser analisada e cuidada desde a sua primeira etapa até após a finalização do negócio. 

Ou seja, o atendimento não acaba quando o cliente finaliza a compra. É preciso acompanhá-lo inclusive após isso, garantindo que ele volte a fazer negócios com a empresa. 

Continue lendo para saber como surgiu o Customer Success, seu conceito e aplicações ajudará a compreender melhor a grande relevância dessa estratégia para os negócios.

YouTube video

História do Customer Success – como surgiu?

Em 1996, John Luongo, CEO da Vantive, falou pela primeira vez no nome de Marie Alexander, especialista contratada para revolucionar a relação da empresa com os clientes. Esse foi provavelmente o primeiro time de Customer Success a ser montado – um protótipo. 

Com ele surgiu também o termo Customer Success Manager (CSM). A função dessa equipe era de reavaliar as estratégias implantadas pela empresa a cada 6 meses, mostrando novos caminhos para melhorar os resultados obtidos até ali. 

Todos os objetivos eram traçados no ato da contratação dos serviços. Portanto, a equipe de CSM liderada por Marie Alexander se baseava nesses objetivos para conseguir desenhar a estratégia. 

Eles eram revisitados esporadicamente para que falhas e acertos fossem identificados, reforçados ou corrigidos conforme necessário.

CSM na Siebel

Rapidamente o conceito se espalhou e, em 2004, a empresa Siebel começou a estruturar uma estratégia parecida. 

A marca identificou pontos falhos em seu pós-venda e investiu em melhorias que a fizeram ser lembrados como referência.

Foi ideia de Bruce Cleveland, vice-diretor da empresa, apostar em um atendimento mais criterioso e cuidadoso.  O foco aqui era aumentar a percepção de valor dos clientes com relação aos produtos. 

Salesforce:

A Salesforce entra nesse contexto como talvez o nome mais importante nessa fase inicial do Customer Success.

Essa é a primeira empresa de Software as a Service (SaaS) que montou uma ação voltada exclusivamente para o pós-venda com foco em sucesso do cliente. 

Mas, de onde veio a necessidade de cuidar do cliente?

Todas as empresas têm como objetivo principal conquistar um grande volume de clientes, certo?

Mas, quando isso acontece, a maioria vê o esvaimento ocorrer na mesma medida. Ou seja, os clientes chegam, mas não permanecem. 

De modo geral, isso é muito ruim para um negócio. Afinal, se as pessoas não voltam a contratar ou comprar é porque não enxergaram qualidade ou valor naquilo que foi fornecido. 

Foi num cenário parecido com esse exemplo que a Salesforce decidiu criar o seu time de Customers For Life, uma equipe focada em atribuir valor e ajudar o cliente a adotar efetivamente o produto. 

Customer Success vai além do Atendimento

O que podemos analisar nessa breve história do Customer Success é que o atendimento adota um perfil de orientador e proativo. 

O sucesso do cliente, ou seja, a sua plena satisfação, passa a ser a meta da empresa. Afinal, um cliente satisfeito gera lucro através do marketing espontâneo, a procura por novos serviços e a fidelidade à marca.

Antecipação como regra:

Para muitas pessoas, o Customer Success se confunde com facilidade com um suporte ao cliente. Mas, existem diferenças cruciais que precisam ser apontadas. 

Basicamente, o suporte ao cliente presta um atendimento focado em um problema. Ele visa resolver aquilo de maneira pontual, de modo que o cliente se sinta satisfeito momentaneamente. 

Em uma estratégia como essa o Customer Success Manager atua de forma preditiva. Ou seja, a ideia é evitar que problemas surjam. Mas, eventualmente, quando eles aparecem a tratativa é ainda mais cuidadosa, de modo que o valor do produto se sobreponha a qualquer dificuldade. 

Pense no seguinte exemplo hipotético:

Uma pessoa comprou um videogame cujo lançamento aguardava há anos. No entanto, quando o produto chega, ela não consegue configurar a sua conta, e acaba se frustrando com a experiência. 

O suporte resolverá isso de forma emergente, enquanto a equipe de Customer Success deverá agir para que outros clientes não tenham o mesmo problema, e que esse cliente que reportou a reclamação se sinta tão satisfeito com a empresa, que não se lembre desse percalço. 

Curso Customer Success Essential da CS Academy.

O futuro do Customer Success

Não dá para falarmos sobre a breve história do Customer Success sem analisarmos a possibilidade de um futuro de sucesso nessa área. 

Empresas como Netflix, Spotify, Globoplay e muitas outras atuam hoje com a economia de recorrência. Ou seja, elas vendem assinaturas, e as pessoas precisam permanecer satisfeitas para consumirem o produto. 

Leia mais: 5 melhores cases de CX do Brasil

Nesse cenário, uma estratégia de Customer Success se torna a espinha dorsal do negócio. Afinal, pequenos erros, falhas ou mesmo a competitividade do mercado não podem impactar no número de consumidores engajados com a plataforma de recorrência. 

É preciso focar na qualidade, encantar e reter clientes pelo diferencial. E ele sempre vem através do atendimento e da forma como a empresa lida com os clientes que demonstram alguma insatisfação, por exemplo. 

Por que conhecer a história?

Conhecer a história do Customer Success nos mostra que empresas de diferentes segmentos e portes identificaram a necessidade de montar uma equipe específica para lidar com as demandas da carteira de clientes.

Essas demandas podem ser variadas, e nem sempre o SAC tradicional dá conta de supri-las. Na verdade, na maioria das vezes o que ocorre é uma solução emergencial que não foca em solucionar o problema de fato. 

O sucesso do cliente é o sucesso da empresa.

Uma audiência frustrada, decepcionada ou inconformada gera marketing negativo e compromete a reputação do negócio. Em contrapartida, Customer Success nos mostra que investir em estratégias qualificadas para o sucesso do cliente pode trazer resultados inimagináveis. 

Na CS Academy oferecemos cursos para quem quer ingressar no mercado ou pretende aplicar essas estratégias em sua empresa. Saiba mais. 

ARTIGOS RECENTES

DESTAQUE

GLOSSÁRIO

Gostou deste conteúdo? Nós temos um glossário Customer Centric com muito mais!

Selecione uma letra abaixo e mergulhe no universo Customer Centric:

POSTS RELACIONADOS