Dentre as estratégias que um departamento de RH pode adotar para melhorar os seus resultados, focar em criar uma Jornada do Colaborador que seja assertiva e feliz é fundamental.
Também conhecida como Employee Experience, a experiência do colaborador é marcada por sua jornada, que contempla todas as vivências dos funcionários dentro da empresa, bem como a impressão que eles desenvolvem sobre a marca.
O que é a Jornada do Colaborador?
É comum escutarmos que o trabalho é a segunda casa e a equipe é a segunda família de um colaborador. Não é para menos, afinal, muitos profissionais passam grande parte de seu tempo no ambiente profissional.
Pensando nisso, nada mais adequado do que garantir que o período de trabalho seja agradável e que os
funcionários se sintam verdadeiramente confortáveis dentro da empresa.
Em uma estratégia de Employee Experience, o colaborador é colocado como centro das atenções. A intenção é promover o crescimento individual e em equipe, fazendo com que esses profissionais se desenvolvam profissionalmente e pessoalmente.
Passo a passo para a construção de uma Jornada do Colaborador
Podemos dizer que existem 5 etapas que são fundamentais para implantar a Jornada do Colaborador em sua empresa.
Perceba que essas etapas contemplam tudo aquilo que o funcionário aprende, faz, vê e sente como colaborador durante sua relação com a marca.
Recrutamento e seleção:
O processo de recrutamento é a primeira etapa para construir uma Jornada do Colaborador de qualidade. É importante traçar um processo que seja claro, objetivo e honesto.
É muito importante que o processo seletivo seja confortável, que os candidatos entendam bem quais são as propostas. Os anúncios de vagas de emprego devem ser pensados de certa forma já para direcionar o candidato correto para a empresa, evitando frustrações.
Processo de integração:
Depois de contratado, o funcionário passa por uma etapa importantíssima, que é a integração. O processo de integração deve ser interessante e acolhedor, mas também ágil e eficaz. Afinal, quanto antes esse novo funcionário se tornar produtivo, melhor.
No entanto, o processo de integração deve também estimular a empolgação do funcionário com o novo emprego, bem como garantir que ele se sinta devidamente assistido neste período de conhecimento.
Desenvolvimento do funcionário:
Após a integração, inicia-se o processo de desenvolvimento particular. Esse será contínuo e em ritmo diferente para cada colaborador.
É importante identificar as aspirações profissionais e oferecer suporte para que aqueles que se destacam consigam ocupar novos cargos.
Vale ressaltar que é normal que os funcionários tenham um desenvolvimento em ritmo diferente. Respeitar isso, mas estimular esse crescimento individual é algo fundamental para obter uma boa experiência durante a Jornada do Colaborador.
Retenção:
Uma vez que os funcionários estejam devidamente integrados e prontos para prestarem os melhores serviços, é hora de focar em retenção. Manter seus colaboradores é bem mais barato do que investir na contratação de novos. Nesse ponto é importante:
- Oferecer bons benefícios e salário competitivo;
- Entender as demandas e aspirações de sua equipe;
- Educar a liderança para agir de maneira cordial e profissional;
- Garantir qualidade e vida aos funcionários;
- Abrir espaço para feedbacks;
- Desenvolver um plano de carreira.
Essas são algumas das estratégias importantes que o RH pode pensar para conseguir diminuir a temida taxa de churn, mantendo relações mais duradouras e lucrativas com a sua equipe.
Saída do funcionário:
Até mesmo quando um bom funcionário pede as contas, ele pode lhe trazer insights importantes para melhorar a atuação da marca. Portanto, pense em realizar entrevistas com aqueles que se despedem – seja qual for o motivo.
Todos os funcionários em algum momento deixarão a empresa. Alguns se aposentam, outros partem para novas oportunidades ou para a realização de sonhos com projetos pessoais.
Fato é que há um motivo, e conhecê-lo pode ajudar a identificar melhorias em seu negócio que auxiliam na retenção e na Jornada do Colaborador como um todo.
Principais motivos para pensar em Employee Experience
Existem diversos motivos pelos quais a estratégia de Employee Experience está se tornando cada vez mais importante para as empresas.
O principal deles é justamente a ideia de que manter relações mais duradouras com colaboradores fiéis é
mais rentável e mais barato para a marca, além de causar uma boa impressão com os clientes. Além disso, precisamos considerar alguns outros fatores importantes:
A nova geração de profissionais exige isso:
Há uma nova geração de profissionais chegando no mercado que definitivamente exige um ambiente de trabalho mais acolhedor e respeitoso.
Mas não é apenas isso, essa geração valoriza a qualidade de vida, as oportunidades de crescimento e quer se expressar com segurança, sem riscos de represália.
Profissionais disputados:
Os profissionais mais qualificados do mercado também estão cada vez mais disputados. Para a sua empresa conseguir conquistar aquele candidato de primeira linha é preciso oferecer a ele uma excelente oportunidade.
Críticas virais:
Um funcionário descontente não é apenas “um funcionário descontente”. As redes sociais
maximizam essa opinião, fazendo com que uma queixa qualquer se torne suficiente para afundar uma empresa.
Employee Experience x Customer Experience
Não somente é possível como é fundamental pensar em Employee Experience em parceria com
Customer Experience. Uma empresa que prioriza os seus clientes também quer garantir o melhor atendimento.
Uma equipe desmotivada e desanimada não tem energia para entregar bons resultados.
Se o seu colaborador está frustrado, consequentemente ele não fará bons atendimentos, não atingirá metas nem cumprirá com as expectativas.
É por isso que, embora sejam conceitos diferentes, Employee experience e Customer Experience se complementam e devem ser estruturados juntos.
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