Como criar uma Jornada do Colaborador?

Dentre as estratégias que um departamento de RH pode adotar para melhorar os seus resultados, focar em criar uma Jornada do Colaborador que seja assertiva e feliz é fundamental.

Também conhecida como Employee Experience, a experiência do colaborador é marcada por sua jornada, que contempla todas as vivências dos funcionários dentro da empresa, bem como a impressão que eles desenvolvem sobre a marca.

O que é a Jornada do Colaborador?

É comum escutarmos que o trabalho é a segunda casa e a equipe é a segunda família de um colaborador. Não é para menos, afinal, muitos profissionais passam grande parte de seu tempo no ambiente profissional.

Pensando nisso, nada mais adequado do que garantir que o período de trabalho seja agradável e que os
funcionários se sintam verdadeiramente confortáveis dentro da empresa.

Em uma estratégia de Employee Experience, o colaborador é colocado como centro das atenções. A intenção é promover o crescimento individual e em equipe, fazendo com que esses profissionais se desenvolvam profissionalmente e pessoalmente.

Passo a passo para a construção de uma Jornada do Colaborador

Podemos dizer que existem 5 etapas que são fundamentais para implantar a Jornada do Colaborador em sua empresa.

Perceba que essas etapas contemplam tudo aquilo que o funcionário aprende, faz, vê e sente como colaborador durante sua relação com a marca.

Recrutamento e seleção:

O processo de recrutamento é a primeira etapa para construir uma Jornada do Colaborador de qualidade. É importante traçar um processo que seja claro, objetivo e honesto.

É muito importante que o processo seletivo seja confortável, que os candidatos entendam bem quais são as propostas. Os anúncios de vagas de emprego devem ser pensados de certa forma já para direcionar o candidato correto para a empresa, evitando frustrações.

Processo de integração:

Depois de contratado, o funcionário passa por uma etapa importantíssima, que é a integração. O processo de integração deve ser interessante e acolhedor, mas também ágil e eficaz. Afinal, quanto antes esse novo funcionário se tornar produtivo, melhor.

No entanto, o processo de integração deve também estimular a empolgação do funcionário com o novo emprego, bem como garantir que ele se sinta devidamente assistido neste período de conhecimento.

Desenvolvimento do funcionário:

Após a integração, inicia-se o processo de desenvolvimento particular. Esse será contínuo e em ritmo diferente para cada colaborador.

É importante identificar as aspirações profissionais e oferecer suporte para que aqueles que se destacam consigam ocupar novos cargos.

Vale ressaltar que é normal que os funcionários tenham um desenvolvimento em ritmo diferente. Respeitar isso, mas estimular esse crescimento individual é algo fundamental para obter uma boa experiência durante a Jornada do Colaborador.

Retenção:

Uma vez que os funcionários estejam devidamente integrados e prontos para prestarem os melhores serviços, é hora de focar em retenção. Manter seus colaboradores é bem mais barato do que investir na contratação de novos. Nesse ponto é importante:

  • Oferecer bons benefícios e salário competitivo;
  • Entender as demandas e aspirações de sua equipe;
  • Educar a liderança para agir de maneira cordial e profissional;
  • Garantir qualidade e vida aos funcionários;
  • Abrir espaço para feedbacks;
  • Desenvolver um plano de carreira.

Essas são algumas das estratégias importantes que o RH pode pensar para conseguir diminuir a temida taxa de churn, mantendo relações mais duradouras e lucrativas com a sua equipe.

Saída do funcionário:

Até mesmo quando um bom funcionário pede as contas, ele pode lhe trazer insights importantes para melhorar a atuação da marca. Portanto, pense em realizar entrevistas com aqueles que se despedem – seja qual for o motivo.

Todos os funcionários em algum momento deixarão a empresa. Alguns se aposentam, outros partem para novas oportunidades ou para a realização de sonhos com projetos pessoais.

Fato é que há um motivo, e conhecê-lo pode ajudar a identificar melhorias em seu negócio que auxiliam na retenção e na Jornada do Colaborador como um todo.

Principais motivos para pensar em Employee Experience

Existem diversos motivos pelos quais a estratégia de Employee Experience está se tornando cada vez mais importante para as empresas.

O principal deles é justamente a ideia de que manter relações mais duradouras com colaboradores fiéis é
mais rentável e mais barato para a marca, além de causar uma boa impressão com os clientes. Além disso, precisamos considerar alguns outros fatores importantes:

A nova geração de profissionais exige isso:

Há uma nova geração de profissionais chegando no mercado que definitivamente exige um ambiente de trabalho mais acolhedor e respeitoso.

Mas não é apenas isso, essa geração valoriza a qualidade de vida, as oportunidades de crescimento e quer se expressar com segurança, sem riscos de represália.

Profissionais disputados:

Os profissionais mais qualificados do mercado também estão cada vez mais disputados. Para a sua empresa conseguir conquistar aquele candidato de primeira linha é preciso oferecer a ele uma excelente oportunidade.

Críticas virais:

Um funcionário descontente não é apenas “um funcionário descontente”. As redes sociais
maximizam essa opinião, fazendo com que uma queixa qualquer se torne suficiente para afundar uma empresa.

Employee Experience x Customer Experience

Não somente é possível como é fundamental pensar em Employee Experience em parceria com
Customer Experience. Uma empresa que prioriza os seus clientes também quer garantir o melhor atendimento.

Uma equipe desmotivada e desanimada não tem energia para entregar bons resultados.

Se o seu colaborador está frustrado, consequentemente ele não fará bons atendimentos, não atingirá metas nem cumprirá com as expectativas.

É por isso que, embora sejam conceitos diferentes, Employee experience e Customer Experience se complementam e devem ser estruturados juntos.

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